domingo, 24 de maio de 2009

Ephedra

No final da década de 60 um grupo de alunos do Liceu de Oeiras decidiu formar um grupo rock, cujas referências musicais eram os Pink Floyd, King Crimson, Soft Machine, Frank Zappa e músicos do “jazz-rock”, como Chick Corea, Stanley Clarke e Miles Davis. O grupo esteve na linha da frente durante sete anos, influenciando vários grupos portugueses. No entanto, nunca gravaram nenhum disco.

Em 2007, quase 40 anos depois, o grupo, constituído por Jorge Pinheiro, Xico Zé Henriques, José Machado, João Pinheiro, António Monteiro e Emílio Robalo, regressa ao “rock-progressivo” para o lançamento do disco “Ephedra”. Foi no Auditório Municipal Eunice Munoz, em Oeiras.


(também aqui)

sábado, 23 de maio de 2009

Teatro de Carnide

Fotos feitas durante os momentos que antecedem a apresentação do texto dramático "Falar Verdade a Mentir", de Almeida Garrett, pelo Teatro de Carnide.


Espaço Carnide



terça-feira, 19 de maio de 2009

Broas

Trata-se de um aglomerado de casas rurais em pedra curraleira, no concelho de Sintra, que remonta ao séc. XVI, 1527. Há 30 anos sem habitantes, o último residente deixou a aldeia em 1969. Ostenta palheiros, estábulos, lagares, poços, eiras e diversas pocilgas e pombais, para além de habitações em razoável estado de conservação. O difícil acesso à aldeia tem impedido a ocorrência de actos de vandalismo e permitido que esta tenha chegado aos nossos dias recheada de vestígios únicos e seculares de uma forma de vida campestre.



segunda-feira, 18 de maio de 2009

domingo, 17 de maio de 2009

Nos bastidores...

O Grupo de Teatro de Carnide continua a apresentar o texto dramático Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett, a partir da encenação de Ricardo Gageiro. As fotos foram realizadas nos bastidores da representação.





terça-feira, 5 de maio de 2009

Utopia Teatro III

São dos momentos mais importantes os que antecedem a realização de uma peça de teatro. A maquilhagem, o estado de prontidão, a Posse do Outro.




Utopia Teatro II

Fotos feitas durante os ensaios do texto dramático "Henrique IV, o Rei Louco - Dress-Up".





Utopia Teatro I

A partir do texto dramático de Luigi Pirandello, o Utopia Teatro apresentou a adaptação “Henrique IV, O Rei Louco Dress-Up”, com a dramaturgia e encenação de Nuno Vicente, no Teatro Cinearte / A Barraca. A interpretação esteve a cargo dos (as) actores / actrizes Ana Bernardino, Carla Trindade, Rute Lizardo, Filipe Araújo, Francisco Gomes, Paulo Campos dos Reis, Paulo Cintrão, Paulo Martins, Pedro Mendes, Raquel Ferreira e Ricardo Soares.

Esta obra é considerada, por alguns, a obra-prima de Luigi Pirandello, escrita em apenas duas semanas, no ano de 1921. Trata-se de um estudo sobre a comédia e a tragédia da loucura, entre outros aspectos.

Falar Verdade a Mentir

Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett é o novo espectáculo do Teatro de Carnide. Esta comédia escrita em 1825 faz da mentira um jogo. Se a verdade imperar dois casamentos ir-se-ão firmar mas se a intrujice prevalecer deita-se tudo a perder. O criado José Félix dá roupa à sua imaginação fazendo das mentiras de Duarte o seu engenho e arte.

A encenação é de Ricardo Gageiro e a interpretação de Ana Sofia Santos (Joaquina), Catarina Aidos (Amália), Gonçalo Cosmelli (General Lemos), Gonçalo Lello (José Félix), Manuel Sá Pessoa (Duarte) e Paulo Martins (Brás Ferreira).

Estreia a 7 de Maio, com espectáculos às quintas, sextas e Sábados, pelas 21h30, até 4 de Julho.